Durante as cinco semanas da Quaresma preparamos os nossos corações pela penitência, jejuns e orações. E hoje, iniciamos a celebração do Mistério Pascal de Nosso Senhor, sua morte e ressurreição, com o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor.

Jesus Cristo para cumprir a sua missão entra em Jerusalém, sua cidade. Seis dias antes da festa da Páscoa, Jesus entra em Jerusalém humildemente montado em um jumentinho e, o povo corre ao seu encontro trazendo nas mãos Ramos e aclamando: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor. “

Com os Ramos nas mãos, seguimos também os passos de Jesus em sua entrada em Jerusalém e, em seu caminho rumo a cruz.

A solene liturgia deste domingo nos introduz a Semana Santa, a Semana Maior, centro do grande acontecimento da nossa fé: o mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Acolhemos e bendigamos Aquele que vem em nome do Senhor.

A liturgia nos convida a contemplar esse Deus, que por amor desceu ao nosso encontro, se encarnou, partilhou a nossa humanidade, fez-se servo dos homens, deixou-se matar, para que o egoísmo, a maldade e o pecado fossem vencidos.

Contemplar a cruz, onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus, significa também assumir as mesmas atitudes de Jesus, assumir seu projeto de vida-doação. Significa aprender com Ele a entregar a vida por amor.

Vivamos com muita fé essa Semana Maior, a Semana Santa e, que o Senhor nos dê a graça de a vivermos intensamente e, crescer no conhecimento íntimo do Senhor para mais amá-Lo e segui-Lo.

Texto: Claudia Mazzo

Para assistir a procissão da Igreja Matriz, †CLIQUE AQUI