Estamos no 23° domingo do tempo comum, esse tempo litúrgico em que a liturgia da palavra nos apresenta a vida pública de Jesus, sua peregrinação terrestre, seus  milagres e também seus ensinamentos, as condições para que sejamos seus verdadeiros discípulos. São Lucas em seu Evangelho, geralmente é apresentado como evangelista da misericórdia, mas também é ele que apresenta as condições para o seguimento de Jesus.

No início do Evangelho de hoje, é dito que multidões O acompanhavam, é importante aqui estar atento a um detalhe, o texto nos diz que as multidões acompanhavam Jesus, e não seguiam, há aqui uma diferença importante, pois acompanhar é diferente de seguir: seguir significa aqui buscar ser discípulo, imitar a Jesus, enquanto que, acompanhar, significa alguém que está junto, mas sem o compromisso de ser discípulo. Havia uma multidão atrás de Jesus, ao perceber que havia aqueles que apenas o acompanhavam, mas sem estarem dispostos a serem verdadeiros discípulos, Jesus então apresenta as condições para segui-lo, é uma palavra dura, mas necessária, pois ele quer o bem de todos, que todos alcancem a salvação. Não que ali não houvessem pessoas que já fossem verdadeiros seguidores dele, pelo contrário, havia sim, gente com verdadeiro compromisso de segui-lo e fazer as renuncias necessárias para isso. Como é o caso de seus apóstolos: São Pedro, deixou sua barca, seu oficio de pescador, e seguiu Jesus quando foi chamado e São Mateus que deixou seu trabalho de coletor de impostos quando foi chamado, deixaram sua vida antiga, para abraçar uma nova vida, configurada a Cristo.

Essas palavras de Jesus, valem também para nós hoje, o seguimento a Jesus Cristo exige de nós renúncia, independente de qual vocação, somos por ele chamado, teremos que fazer renúncias ao longo dessa vida, se quisermos segui-lo, pois muitas vezes há uma incompatibilidade entre o Reino de Deus anunciado por Jesus e as coisas do mundo. Porém, fazer renuncias, não significa que vamos abandonar, nossa família, esposa, esposo, filhos, pai e mãe, que devemos deixar de ama-los, pelo contrário! Família é dom e Deus, deve-se amar a família, aqueles que se uniram pelo sacramento do matrimonio, também devem amar-se verdadeiramente. O que Jesus quis dizer aqui é que não podemos colocar nada no lugar de Deus, é isso que diz o primeiro mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas. É preciso então estar atento, pois multas coisas podem tirar Jesus do centro de nossas vidas, seja uma pessoa, um lugar, ou algo que gostamos muito, quando coloco outra coisa no centro da minha vida, deixo do ser um seguidor de Cristo. A Internet, por exemplo, pode ser multo útl em nossas vidas, mas pode ter também armadilhas que tirem Jesus do centro de nossas vidas. Nas redes sociais, como Instagram, Facebook o TikTok, é comum vermos os Influenciadores. Muitas pessoas viram discípulos desses influenciadores, buscando imitá-los inteiramente e fazer tudo o que mandam, pessoas assim podem até se dizer Cristãos, mas não são verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

Neste final de semana, no Vaticano, o Papa Leão XIV irá canonizar dois jovens santos: Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassat, eles que foram exemplos de verdadeiros discípulos de Jesus, que fizeram renúncias para segui-lo: Carlo usava a internet para evangelizar, e sempre buscou ajudar os mais necessitado, Frassat também sempre buscou ajudar os mais necessitados, chegando a ser membro da Ação Católica e da Sociedade São Vicente de Paulo.

Que nós possamos ter sempre em nossas vidas , esses dois jovens santos como exemplo, para que assim nossa fé não seja como as duas parábolas contadas por Jesus: algo que está inacabado como uma torre que não foi concluída ou uma guerra cuja a derrota é certa. Que busquemos então ser verdadeiros discípulos de Jesus Cristo como esses dois jovens santos que tomaram a cruz e o seguiram. Amém.

Com base na Liturgia da palavra de hoje, ficam duas perguntas para respondermos para nós mesmos: Quem está sendo o centro de minha vida? Estou sendo um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo? Que possamos parar e refletir sobre isso.

Seminarista Heitor Pereira da Rocha

Clique AQUI para ver todas as fotos das celebrações